Tuberculose: saiba como prevenir a doença

Você sabia que mais de 4 mil pessoas morrem de tuberculose no Brasil todos os anos? No mundo, cerca de 30 mil pessoas ainda são infectadas pela doença diariamente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas você não precisa se preocupar, pois existem medidas simples que podem evitar a doença. Para te ajudar a manter a saúde em dia, trazemos para você as principais formas de se prevenir dessa doença infecciosa.

Tuberculose: saiba como prevenir a doença
Tuberculose: saiba como prevenir a doença
Conheça nossos benefícios

Você sabia que mais de 4 mil pessoas morrem de tuberculose no Brasil todos os anos? No mundo, cerca de 30 mil pessoas ainda são infectadas pela doença diariamente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Mas você não precisa se preocupar, pois existem medidas simples que podem evitar a doença. Para te ajudar a manter a saúde em dia, trazemos para você as principais formas de se prevenir dessa doença infecciosa.



Sobre a tuberculose


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria, conhecida como Bacilo de Koch. Ela atinge principalmente os pulmões, mas também pode alcançar outras partes do corpo, como rins, ossos e meninges.


Apesar de diminuir a cada ano, essa doença permanece matando muitas pessoas em todo o planeta e está longe de ser erradicada, ao contrário do que parte da população acredita. Mas você sabe como a tuberculose é transmitida?


 


Forma de contágio e sintomas


A transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas de saliva que podem se espalhar pelo ar quando um infectado tosse, espirra ou fala.


Qualquer um pode ser acometido pela bactéria, mas devido à baixa imunidade, atinge principalmente pessoas com outras doenças, como:




  • Câncer;




  • Diabetes;




  • Alcoolismo;




  • Tabagismo;




  • Pessoas que vivem com HIV.




Por isso, se você está em um desses grupos de maior risco, é essencial seguir nossas dicas de prevenção e ficar de olho nos sintomas. O mais frequente deles é a tosse por mais de três semanas, que pode ser seca ou acompanhada de secreção.


Outros sinais que indicam a tuberculose são:




  • Cansaço excessivo;




  • Falta de apetite;




  • Emagrecimento;




  • Dor no peito;




  • Febre no fim da tarde;




  • Suores noturnos.




Apesar de sua grande disseminação, existem medidas muito simples que podem prevenir a tuberculose. Fique ligado nas nossas dicas e tenha certeza de que não está deixando nenhuma medida importante para trás!



Prevenção


A principal medida preventiva contra tuberculose é a vacinação, que garante a proteção do organismo contra formas graves da doença. A vacina indicada, BCG, deve ser aplicada em todas as crianças a partir do nascimento.


Além disso, adote hábitos saudáveis, como alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos. Além disso, mantenha a casa arejada e limpa, já que a transmissão da bactéria acontece pelo ar.


Evite, também, permanecer em locais onde há suspeita de infectados e, caso entre em contato com um doente, procure atendimento médico.


Tratamento


O tratamento da tuberculose é realizado por meio da administração de medicamentos durante o período de 6 meses, diariamente e sem interrupções.


Quando feito de forma correta, as chances de cura são de 95% e, após 15 dias do início do tratamento, o paciente já para de transmitir a doença.


Um problema, contudo, é a interrupção do tratamento. Como é um tratamento longo, muitas pessoas se “sentem curadas” e deixam o tratamento de lado, isso é um erro seríssimo que pode, inclusive, agravar a situação da doença.


Conclusão


E aí? Já está seguindo todas as recomendações? Apesar de ser uma doença antiga e passível de ser prevenida e tratada, a tuberculose ainda atinge e mata muitas pessoas no mundo. Por isso, seu combate é tão essencial.


 


Siga nossas dicas de prevenção e, ao sentir os sintomas, procure um médico o mais rapidamente possível. Quanto mais cedo a tuberculose for identificada, menores são os níveis de transmissão e maiores as chances de cura. 


 


 


Acompanhe nossos conteúdos também pelo Instagram


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK