TOC - Quando a Mania Vira Doença

Lavar as mãos repetidas vezes antes de uma refeição, descer do carro sempre com o pé direito ou usar roupas apenas no tom azul.

homem negro com a cabeça cheia de pensamentos
homem negro com a cabeça cheia de pensamentos
Conheça nossos benefícios

Lavar as mãos repetidas vezes antes de uma refeição, descer do carro sempre com o pé direito ou usar roupas apenas no tom azul. Todo mundo conhece alguém com algum tipo de mania. Mas até que ponto esse comportamento deixa de ser simples mania e passa a ser patológico? Segundo estudo, duas a cada dez pessoas têm TOC  - transtorno Obsessivo Compulsivo. Potencializado pela ansiedade do cotidiano atribulado dos dias atuais, o TOC, muitas vezes, passa despercebido e pode virar a vida de quem sofre dessa doença de cabeça para baixo. Confira a entrevista com a psicóloga Jaira Rodrigues (CRP 12/01706), que nos esclarece um pouco mais sobre essa doença.  


O que é TOC?


TOC é a sigla para transtorno obsessivo compulsivo, uma doença caracteriza essencialmente por ideias obsessivas e comportamento compulsivos recorrentes, que levam a pessoa a realizar diversos rituais. Esse impulso interfere na consciência de tal forma que a pessoa não consegue ter autocontrole. É um transtorno que gera muito sofrimento psíquico, dificulta a organização da vida cotidiana, a estruturação do pensamento e convívio social.  


Quando a repetição de um determinado ritual deixa de ser uma simples mania e passa a ser diagnosticado como uma patologia?


É uma linha muito tênue. Os sintomas podem ser identificados por meio de exame clinico com psicólogo ou psiquiatra. Pensamento repetitivos, comportamentos estereotipados que lembram manias são indicativos do transtorno. O diferencial entre uma mania qualquer e o TOC está no desconforto sentido pelo sujeito na realização destes atos, os quais não trazem satisfação pessoal e dificultam na execução de tarefas simples.  


Qual o tratamento para pessoas com TOC?


O TOC pode ser tratado com terapia. Em alguns casos, há o indicativo de um tratamento combinado entre psicólogos e psiquiatra, com o uso de medicamentos. Ao falar sobre suas dificuldades, esse comportamento se transforma em processo de autoconhecimento, um saber que pode ser utilizado a favor do paciente.   E se você desconfia que pode estar sofrendo com TOC e já tem nosso cartão de Benefícios, acesse O GUIA COM A NOSSA REDE CREDENCIADA e escolha o profissional de sua preferência e agende uma consulta, para ter um diagnóstico profissional. Se ainda não tem CLIQUE AQUI e saiba mais. Conheça agora mesmo como você pode ter mais saúde, estar seguro e ser Redesul! Um abraço


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK