Tipos de extintores de incêndio e suas aplicações

A princípio todos sabemos da importância de ter extintores de incêndio disponíveis no ambiente, afinal, são peça chave no combate ao fogo, certo? Mas, você sabia que existem vários tipos de extintores de incêndio? E que cada um deles tem uma aplicação correta de acordo com a situação?

Tipos de extintores de incêndio e suas aplicações
Tipos de extintores de incêndio e suas aplicações
Conheça nossos benefícios
A princípio todos sabemos da importância de ter extintores de incêndio disponíveis no ambiente, afinal, são peça chave no combate ao fogo, certo?

Mas, você sabia que existem vários tipos de extintores de incêndio? E que cada um deles tem uma aplicação correta de acordo com a situação?

Nesse sentido, pensando nas particularidades de cada chama, em consequência de sua causa, foram desenvolvidos tipos de extintores de incêndio adequados a cada uma delas. 

Depois que algo pega fogo, as chamas se espalham rapidamente, portanto é fundamental conhecer com antecedência as aplicações corretas dos extintores de incêndio. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Como identificar os extintores de acordo com o tipo de incêndio



Os incêndios são classificados em classes, de acordo com o material combustível envolvido. Isso determina o tipo de material a ser usado no combate às chamas.

As classes de incêndio dos extintores são:

Classe A – Aparas de papel e madeira

- A indicação é feita por um triângulo verde.

- Incêndios em sólidos, como madeira, papel e borracha e plástico.


Classe B – Líquidos inflamáveis

-
A indicação é feita por um quadrado vermelho.

- Incêndios em líquidos inflamáveis.

Classe C – Equipamentos elétricos

-
A indicação é feita por um círculo azul.

- Incêndios em equipamentos elétricos.


Classe D – Metais combustíveis

- A indicação é feita por uma estrela amarela.

- Incêndios em metais pirofóricos (exemplo:
Pó de zinco, sódio, magnésio, alumínio, antimônio, etc.)

Classe K – Óleos e gorduras

-
A indicação é feita por um quadrado preto.

- Incêndios em óleos e gorduras (utilizado em cozinhas industriais)

Tipos de Extintores de Incêndio


- Água: em hipótese alguma deve ser usado em líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos. [CLASSE A]


- Gás carbônico (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. [CLASSE B e C]

-
Pó químico BC: Ao invés de agir por abafamento, age por meio de reações químicas do bicarbonato de sódio. [CLASSE B e C]

-
Pó químico ABC: Este é o agente químico mais completo. Ele extingue o fogo através do abafamento por fosfato monoamônico. [QUALQUER CLASSE]

-
Espuma mecânica: São muito utilizados em locais que possuem armazenagem de líquidos e gases inflamáveis. A espuma age por resfriamento e abafamento. [CLASSE A e B]


A opção ideal para você com muitas vantagens adicionais

Acima de tudo, nosso lar é local de segurança, conforto e retorno diário para você e seus familiares, além de ser para muitos o maior e principal patrimônio, adquirido ao longo da vida.

Por esse motivo devemos cuidá-lo e protegê-lo! Pois os sinistros acontecem e devemos estar preparados para estas situações.

O seguro contra incêndio é a melhor forma de manter o seu lar protegido. Isso vai te trazer mais tranquilidade e garantir a proteção necessária e a restituição, parcial ou total.

Nosso seguro residencial é garantido pela HDI seguros e possui diversas coberturas para a proteção do lar, como:

- Cobertura para incêndio, raio e explosão com indenização de até R$30.000,00;
- Cobertura para Vendaval de até R$3.000,00;
- Assistência 24h com mão de obra GRATUITA em serviços emergenciais de: Chaveiro; Desentupidor; Eletricista; Encanador; Vidraceiro; Conserto de ar condicionado.


Quer saber mais vantagens de ser Redesul? CLIQUE AQUI, faça uma simulação e confira em detalhes os benefícios que só a Redesul proporciona para você e sua família!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK