SEROTONINA: SUA IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO CORPO

SEROTONINA: SUA IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO CORPO

Assine e Economize

A Serotonina é uma das substâncias mais importantes do nosso organismo para que possamos realizar todas as tarefas do nosso dia a dia. Ela se encaixa no grupo dos neurotransmissores, fazendo a transmissão dos dados entre todos os neurônios. É muito importante que haja essa comunicação com os neurônios, para que possamos analisar as informações que nos são dadas e dar respostas aos atos.




SEROTONINA: COMO ELA FUNCIONA?


A Serotonina é produzida no núcleo de um lugar chamado tronco encefálico. Muitas pesquisas e estudos já foram concluídos e confirmaram a relação de alguns lugares do corpo diretamente com essa substância. Ainda não há conhecimento sobre todas as funções desse neurotransmissor, pois muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas.


A Serotonina tem como função muito mais que transmitir os dados entre os neurônios. Ela age regulando o sono, o ritmo cardíaco, o apetite e também de alguns hormônios. Além disso, um grande número de serotonina é capaz de influenciar o nosso humor.


 


SEROTONINA: CONHEÇA SUAS FUNÇÕES!


A Serotonina está diretamente ligada ao ciclo do sono, agindo na primeira fase, onde acontece o sono lento. Para que você consiga chegar ao sono profundo, a serotonina precisa estar bloqueada. Ela também age diretamente nas mudanças de humor, causando depressão, ansiedade e doenças psiquiátricas. Isso geralmente acontece quando as pessoas não possuem a quantidade necessária de um aminoácido que faz parte da Serotonina.


A enxaqueca é muito comum em diversas pessoas e pode ser causada por vários motivos: estresse, rotina, entre outros. Em outros casos, se não há nenhum desses fatores para lhe influenciar, a enxaqueca pode acontecer devido a uma deficiência na transmissão da substância.


Além disso, a Serotonina age aumentando a saciedade, provocando algumas dores da TPM, interferindo nas atividades sexuais, entre outros.





SINTOMAS CAUSADOS PELA FALTA DE SEROTONINA


A falta de Serotonina no organismo pode resultar em depressão, enxaqueca e insônia. Para aqueles que desejam emagrecer é muito pior: a falta de Serotonina pode prejudicar o ganho de massa muscular e a insônia provocada por isso pode interferir na perda de peso.


CONHEÇA ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A SEROTONINA


Alimentos que estimulam a Serotonina são todos aqueles que possuem um aminoácido chamado de triptofano em sua composição. Alguns alimentos que possuem essa substância e outras da Serotonina, e podem ser usados para estimular a substância, são: o chocolate amargo, o vinho tinto, as carnes magras principalmente os peixes, abacaxi e frutas no geral, leite e seus derivados, cereais e alimentos integrais.


Além disso, a prática de exercícios físicos contribui para a regulação de vários hormônios e substâncias. É recomendado que pessoas que sofrem com ansiedade e depressão façam atividades físicas de 20 a 30 minutos para que haja produção de Serotonina e Endorfina no organismo.


 


Você também pode estimular a produção de Serotonina naturalmente, consumindo carboidratos, cuidando da dieta e fazendo meditação. Uma dieta balanceada com nozes, castanha do Pará, banana, abacate, abacaxi e outros alimentos podem ajudar a aumentar a quantidade de Serotonina no cérebro.


 


MAIS POSTAGENS

VER TODOS OS POSTS
OK