Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia e isolamento social

Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia e isolamento social

Assine e Economize
Manter em dia a saúde mental em tempos de pandemia é um verdadeiro desafio. Afinal, é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento. 

A Covid-19, além de provocar complicações na saúde física das pessoas, também trouxe mudanças bruscas em suas rotinas, principalmente após o isolamento social. Apesar de essencial para conter a contaminação, ele dificulta o contato com parentes e amigos.

Alguns psiquiatras vem alertando para um "tsunami" de problemas de saúde mental devido à pandemia de coronavírus. Em uma pesquisa feita no Reino Unido, os psiquiatras relataram aumento no número de atendimentos de emergência relacionados à doenças mentais e uma queda nas consultas de rotina.

Apesar de preocupante, é natural que você passe a se sentir mais ansioso, triste e angustiado durante esse período difícil. Para te ajudar a manter sua saúde mental em tempos de pandemia, apresentamos algumas dicas que podem facilitar sua rotina. Confira a seguir!

 

5 dicas para cuidar da saúde mental em tempos de pandemia


saúde mental em tempos de pandemia

Além do clima mais tenso causado pela doença, cuidar da saúde mental em tempos de pandemia, se torna ainda mais complicado, pois há uma dose maior de convivência entre as famílias.

Os momentos de reclusão podem levar à reflexão e produtividade, mas precisam de atenção e de cuidados para que não aumente o estresse e a ansiedade. Para te ajudar a fazer isso do jeito certo, listamos a seguir algumas ações que podem ser facilmente incluídas na sua rotina.

 

1- Cuidado com o excesso de informações


O acesso às notícias atualmente se tornou muito fácil. Pode ser feito por meio da internet, redes sociais e televisão. Entretanto, essa facilidade pode prejudicar sua saúde mental em tempos de pandemia.

O excesso de informação pode ser entendido pelo seu organismo como uma sobrecarga de estímulos e aumentar os níveis de estresse e de ansiedade. Por isso, é importante estar sempre atento às suas reações e se necessário, evitar a leitura excessiva destes estímulos negativos. 

Caso você deseje obter informações, busque sempre em fontes oficiais e confiáveis. As Fake News se intensificaram durante a pandemia e, por meio delas, informações suspeitas e sem fontes confiáveis.

O Ministério da Saúde disponibiliza um whatsapp para tirar dúvidas e fornecer orientações corretas: para acessar, mande um “oi” para (61) 9938-0031.

 

2- Estabeleça uma rotina 


Quando passamos mais tempo em casa, é essencial estabelecer uma rotina. Então, primeiro você deve escolher um horário para acordar. O ideal é começar o dia com um bom café da manhã. Não se esqueça que ficar na cama trabalhando de pijama pode ser uma medida pouco produtiva. 

Procure se alimentar bem ao longo do dia e não faça do home office uma desculpa para trabalhar mais horas do que o devido. É preciso aprender a encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal nessas horas, caso contrário, você não vai conseguir manter sua saúde mental em tempos de pandemia.

Também é importante definir uma atividade, ainda que pequena, para cada período do dia: molhar as plantas de manhã, fazer exercícios físicos à tarde e ler um livro à noite. A rotina pode ser terapêutica, pois permite que você se organize e tenha sensação de controle, que também traz segurança e conforto emocional.

 

3- Cuide bem do seu sono


A manutenção do horário que você dorme e acorda todos os dias, mesmo aos finais de semana e feriados, tem impacto positivo no funcionamento do nosso sono. 

Para manter a saúde mental em tempos de pandemia, é essencial evitar trabalhar, ver tv ou fazer refeições na cama, isso prejudica a qualidade do seu sono.

Além disso, as luzes emitidas por telas digitais também dificulta na hora de pegar no sono. Assim como alimentos e substâncias estimulantes, como o café e o cigarro. A noite, consuma apenas chás e bebidas tranquilizantes. 

Outra dica que ajuda muito, é ter um ambiente escuro e aconchegante, sem excesso de luminosidade, sons e ruídos. 

 

4- Pratique atividades físicas


saúde mental em tempos de pandemia

Todo mundo sabe que as atividades físicas ajudam a evitar o estresse e reduzir a ansiedade. Durante a quarentena, se intensificaram o uso de plataformas que disponibilizam treinos e orientações para manter a rotina saudável. Uma maneira prática e fácil de começar a se movimentar. O mais importante é evitar a autocobrança e fazer no seu ritmo.

Essas atividades vão te ajudar a manter a saúde mental em tempos de pandemia, mas também podem melhorar sua qualidade de vida como um todo. Os exercícios contribuem positivamente para uma sensação de bem-estar e redução de tristeza. Você estará cuidando de si mesmo e ainda, desenvolvendo habilidades.

 

5- Use a tecnologia a seu favor


O apoio social é fundamental para a qualidade de vida dos seres humanos. Neste momento em que ele é restrito, pois o distanciamento físico é necessário, podemos usar as redes sociais, telefones e aplicativos para interagir e falar sobre assuntos engraçados, leves e descontraídos com os familiares e amigos.

Estar perto das pessoas faz bem ao coração. Mas enquanto não se pode estar próximo fisicamente, é importante manter esse contato social, mesmo que por telefone.

Essas relações são fundamentais para saúde mental em tempos de pandemia.  Substitua os abraços por mensagens e esteja presente mesmo quando distante fisicamente.

 

Percebeu como não é difícil manter a saúde mental em tempos de pandemia? Todas essas dicas são hábitos simples, que podem ser facilmente incluídas em nossa rotina.

É preciso ressaltar que essas ações podem ajudar, mas quando não forem suficientes, é essencial contar com ajuda médica. E é nessas horas que ter um cartão de benefícios faz toda diferença.

Com o Cartão Redesul você tem acesso a saúde da rede particular, por um preço que cabe no seu bolso. CLIQUE AQUI para conhecer nossos planos ou entre em contato com a nossa equipe para saber mais.

MAIS POSTAGENS

VER TODOS OS POSTS
OK