Saúde íntima: Porque é importante tomar banho depois da relação?

Saúde íntima: Porque é importante tomar banho depois da relação?

Assine e Economize
Entre os cuidados essenciais estão o uso de preservativos, manter consultas regulares com o ginecologista e ter todos os exames em dia. Entretanto, uma outra atitude que é bem simples, porém muito importante, é realizar a higiene íntima depois da relação.

Você sabia que essa limpeza pode evitar possíveis doenças? A seguir te explicamos em detalhes o que deve e não deve ser feito, confira:



Xixi

Depois da relação, é indicado fazer xixi para prevenir infecções do trato urinário, que são mais frequentes na mulher, principalmente aquelas causadas pela bactéria.

Dessa forma, é possível limpar a uretra de bactérias, reduzindo o risco de desenvolver uma infecção urinária provocada por microrganismos provenientes do reto e de secreções da região genital.

Higiene íntima

Durante o banho e após ir ao banheiro é essencial fazer uma boa higiene íntima. E, nesse sentido, depois da relação sexual também! 

Essa higiene é feita com uma limpeza externa da área, por isso, nem pensar em usar o chuveirinho! Afinal, ele altera a flora vaginal e pode fazer com que as bactérias nocivas cheguem até o útero. 

Recomenda-se que essa higiene íntima seja feita com água e sabonete especial para essa região. A limpeza com lenços umedecidos também é uma opção, mas somente em casos de emergência, tendo em vista que eles também alteram a flor avaginal.

Vale lembrar que essa limpeza, no entanto, não previne contra doenças sexualmente transmissíveis, por isso é sempre importante o uso do preservativo.

Você precisa saber

O canal vaginal é autolimpante. Ele tem uma flora natural, composta por lactobacilos que mantém o PH ali ácido, em um nível que mata microrganismos como fungos e bactérias. 

Ou seja, um canal vaginal com o PH regulado se mantém limpo sozinho. Já a vulva, a parte externa da vagina, não é autolimpante, por isso ela precisa ser higienizada com atenção, principalmente depois da relação.


Agora que você já sabe que cuidados devem ser feitos antes, durante e depois da relação, fica mais fácil ter um olhar atento com a sua saúde íntima.  


Esse autoconhecimento, em conjunto com visitas regulares ao médico, ajuda na prevenção de várias doenças. 

Que tal fazer desses cuidados um novo hábito?

E se você quiser saber mais, ou notar algum sinal de infecção, procure o mais rapidamente um profissional de saúde especialista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

Com o Cartão Redesul você tem acesso a uma rede credenciada com mais de 1000 especialistas nos estados do RS e SC. CLIQUE AQUI para adquirir o seu.



  • #saúdeínitma
  • #cuidadosdepoisdarelação
  • #saúdedamulher
  • #higieneíntima

MAIS POSTAGENS

VER TODOS OS POSTS
OK