Por que não conseguimos criar novos hábitos?

Por que não conseguimos criar novos hábitos?

Assine e Economize
Estabelecer novos hábitos nem sempre é fácil, ainda mais se você tem o hábito de começar algo diferente e parar na metade.

Todavia, essa atitude é necessária se você deseja construir uma vida próspera e com maior qualidade. Afinal, nossas vidas nada mais são do que reflexos de nossos hábitos, sejam eles positivos ou negativos.

Tendo em vista tudo isso, no artigo de hoje vamos lhe mostrar como você pode construir novos hábitos que sejam positivos para a sua vida, e que vão lhe ajudar a chegar cada vez mais próximo dos seus objetivos.



INICIE POR UM HÁBITO SIMPLES

Para começar novos hábitos é preciso ter força de vontade. Porém, não é todo dia que estamos motivados. Por isso, o ideal é começar por algo mais simples. Assim, é mais fácil continuar mesmo quando se está desmotivado.

Por exemplo, para começar a fazer um exercício, comece com 5 minutos e, com o passar do tempo, vá aumentando conforme se sentir confortável e motivado. 

CONHEÇA SEUS VÍCIOS DE ROTINA

Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Tomar um banho, escovar os dentes, tomar café? Nesse sentido, dependendo de como for o ritual para acordar, terá grande impacto no resto do nosso dia e em todas as nossas ações.

Neste momento é importante que você procure entender como funciona cada um dos seus rituais, anote para analisar e visualizar mudanças que precisam ser feitas.

DESCUBRA SEUS GATILHOS

O nosso cérebro desenvolve uma série de programações mentais para que possamos realizar nossas tarefas do dia a dia gastando o mínimo de energia necessária. Ou seja, os gatilhos. Portanto, é importante que você perceba quais são eles para que quando estiver implementando novos hábitos, você não seja vencido por gatilhos antigos que te farão procrastinar o que você deve fazer.

RECOMECE SEMPRE QUE PRECISO

É normal precisar parar de praticar o hábito por alguns dias. Porém, não é preciso ficar preocupado com isso. Basta voltar a praticá-lo quando retornar à rotina.

NÃO SE COBRE DEMAIS

Iniciar novos hábitos é um desafio, pois você tem que sair da sua zona de conforto. Então, evite se cobrar demais enquanto estiver inserindo esse hábito em sua rotina. Dessa forma, você evita associar o hábito com algo estressante e ele se torna mais fácil de ser aplicado com frequência.

TREINE A PACIÊNCIA

Ser paciente é fundamental, pois não é do dia para a noite que conseguimos alterar a nossa rotina. 

RECONHEÇA O PROGRESSO

É comum que no meio desta jornada, principalmente no começo, você cometa algumas falhas, fique desmotivado e até pense em desistir, mas mantenha-se firme ao propósito pelo qual você está fazendo tudo isso. 

Contudo, visualize tudo o que você tem a ganhar realizando isso e também tudo o que tem a perder se continuar no mesmo lugar, sem buscar uma evolução.

Além disso, lembre-se que a motivação é passageira: não existe alguém motivado 100% todos os dias. Ter disciplina vai te ajudar a se sentir mais realizado, porque você vai saber que está fazendo o seu melhor. É o que você consegue no momento e tá tudo bem.



Com essas dicas simples é possível inserir novos hábitos em sua rotina mais facilmente. Então, coloque-as em prática e ganhe bem-estar e uma vida mais feliz!

Para visualizar mais dicas e conselhos úteis sobre como melhorar sua saúde mental e física no dia a dia, acompanhe nosso Instagram.
  • #novoshábitos
  • #saúdemental
  • #hábotps saudáveis
  • #procrastinação

MAIS POSTAGENS

VER TODOS OS POSTS
OK