Plano de saúde ou convênio médico: Entenda as diferenças

Entender as diferenças entre convênio médico e plano de saúde é fundamental no momento de escolher o serviço que melhor atende às necessidades da sua família ou empresa.

Plano de saúde ou convênio médico: Entenda as diferenças
Plano de saúde ou convênio médico: Entenda as diferenças
Conheça nossos benefícios

Entender as diferenças entre convênio médico e plano de saúde é fundamental no momento de escolher o serviço que melhor atende às necessidades da sua família ou empresa. 


 


Pensando em ajudar você a escolher aquele que melhor atende sua família ou sua empresa e colaboradores, separamos uma lista com as principais diferenças entre convênio médico e plano de saúde. Para que você não tenha dúvidas na hora de escolher. 




 


Diferenças entre convênio médico e plano de saúde


De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), só em janeiro de 2018, 170 mil pessoas deixaram de usar os planos de saúde, devido aos índices de reajuste elevados. Em contrapartida, nesse mesmo cenário a oferta de adesão a convênio médico tem ganhado espaço no mercado nacional. Entenda a seguir as principais diferenças que tem feito as pessoas migrarem de um serviço para o outro. 


 


 


Adesão


Ao fazer adesão a um convênio médico o contrato é simplificado e normalmente, feito em poucos minutos. O usuário se cadastra com informações básicas suas e dos seus dependentes e tem acesso a uma lista de produtos, profissionais e serviços aos quais terá desconto.


 


Porém, no caso dos planos de saúde a contratação individual se torna bem mais cara. A maioria das adesões ocorrem em grupo ou por meio de empresas. Além disso, ainda existe um contrato com uma série de cláusulas que verificam desde doenças pré-existentes até teto de cobertura, reajustes e outras questões. 


 


Essa é a primeira e uma das principais diferenças entre convênio médico e plano de saúde.


 


 


Cobrança


A cobrança de um plano de saúde é feita através de um valor mensal. Que é pago de acordo com o tipo de serviço contratado. O contratante precisa arcar ou não com valores de consultas, exames ou outros serviços. Anualmente há um reajuste na mensalidade e muitas vezes ela acaba pesando no bolso do consumidor. 


 


Com o convênio médico, o usuário paga um montante mensal bem abaixo do cobrado pelos planos de saúde. Essa mensalidade dá direito a descontos para o titular e um número fixado de dependentes. O objetivo é conseguir acesso rápido a profissionais e serviços, com qualidade e preços acessíveis.


 


 


Agilidade no atendimento


Os dois serviços se propõem a entregar agilidade no atendimento. Porém, com os planos de saúde, o paciente precisará aguardar para ser atendido caso o seu modelo de contratação tenha tempo de carência. É o caso de gravidez.  Por exemplo, quando existe um período de pagamento anterior à oferta de consultas e exames de pré-natal. Já no convênio médico, basta entrar em contato com a rede credenciada e agendar a consulta, sem carência. 




 


Cancelamento


O cancelamento é outro ponto importante para destacar nas diferenças entre convênio médico e plano de saúde. Com o convênio médico, basta informar à central a decisão de cancelamento que a mensalidade deixa de ser cobrada. A validade, habitualmente, é de 30 dias após a desistência.


 


Já no caso dos planos de saúde, o cancelamento normalmente envolve processos mais burocráticos. Com contratos elaborados e cláusulas que devem ser observadas para se evitar multas ao fim da contratação.


 


 


Outros Benefícios


Enquanto os planos de saúde são voltados única e exclusivamente a oferecer serviços de saúde. Muitos convênios médicos estão atrelados aos cartões de benefícios, que oferecem outras vantagens como seguro residencial, seguro de vida, auxílio funeral, atendimento de emergência para sua residência e muito outros benefícios. 


 


Agora que você já entendeu as principais diferenças entre convênio médico e plano de saúde, basta avaliar quais são as suas necessidades e da sua família e escolher o serviço que melhor atende cada uma delas. 


 


Se você optar pelo convênio médico, o Cartão de Benefícios da Redesul tem o melhor custo-benefício do mercado, sem carência e muitas outras vantagens. Conheça melhor nossos pacotes e serviços.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK