Os 4 erros mais cometidos ao usar fio dental: Você comete algum deles? - Participação da Clínica Orto Três Coroas

Se existe um hábito mais preguiçoso, é aquele de não usar fio dental. Mesmo sabendo da importância no dia a dia, a maioria das pessoas deixa de lado esse hábito. É preciso muito cuidado e atenção, pois não adianta usar rapidamente e nem usar da forma errada. Uma vez que isso pode causar problemas graves à sua saúde bucal que, em casos mais agudos, pode levar até à perda dos dentes.

Os 4 erros mais cometidos ao usar fio dental: Você comete algum deles? - Participação da Clínica Orto Três Coroas
Os 4 erros mais cometidos ao usar fio dental: Você comete algum deles? - Participação da Clínica Orto Três Coroas
Conheça nossos benefícios
Usar fio dental não é apenas uma questão de saúde, como também de estética. Afinal, quem não quer ter um sorriso branquinho e bonito?! 

Mas alguns erros durante a escovação e uso do fio dental podem sabotar esse desejo de ter os dentes impecáveis. Existe uma maneira correta para limpar os dentes, você sabe qual é? Pensando nessas e outras dúvidas, selecionamos 4 erros cometidos com frequência na hora de usar fio dental. Confira a seguir:


1- USAR O FIO DENTAL DEPOIS DA ESCOVAÇÃO
A principal função do fio dental é alcançar locais onde a escovação não chega, nos espaços interdentais, entre os dentes e gengiva.

Passando o fio nessas regiões, os resíduos alimentares se desprendem, ficam soltos na boca ou presos ao fio.
Por isso, o ideal é deixar a escovação para depois dessa etapa, assim você̂ consegue remover toda sujeira que foi retirada com o fio dental.

 2- FAZER O MOVIMENTO DE SERRA
Não é recomendado fazer o movimento para frente e para trás com o fio dental, pois assim podemos piorar a situação, empurrando ainda mais as bactérias para a gengiva.

O correto é posicionar o fio entre os dentes e deslizar de cima para baixo, suavemente, formando uma espécie de C, que abraça os dentes. Isso é fundamental para remover placa bacteriana que nem sempre é tão visível.

3- TENTAR SUBSTITUIR O FIO
Na falta do fio dental, algumas pessoas podem usar outros pequenos acessórios para limpar os dentes ou tirar algum pedaço de alimento. O mais frequente é o palito, que cutuca cada espacinho, fazendo uma limpeza superficial.

Isso é completamente errado e pode comprometer sua saúde bucal, tanto por machucar a gengiva quanto por não cumprir os objetivos de uma higiene eficaz.

Os únicos acessórios que devem ser usados para esse fim são o fio dental e a escova interdental.

4- COLOCAR MUITA FORÇA NOS MOVIMENTOS
A quantidade de força não significa que vai gerar um efeito melhor na limpeza. Pelo contrário, fazer muita força em uma região sensível pode causar lesões. 

Usar fio dental sem cuidado pode cortar o tecido gengival e ocasionar sangramento, aumentando assim o risco de infecções.
 
Agora que você já sabe os erros mais comuns na hora de usar fio dental, poderá evitá-los e, consequentemente, melhorar a sua saúde bucal.

E não deixe de visitar o dentista regularmente. O ideal é que as consultas aconteçam de 6 em 6 meses.

A Clínica Orto Três Coroas que ajudou nas informações e esclarecimentos sobre esse conteúdo, atende na cidade de Três Coroas/RS, e é parceira do Cartão Redesul. Você pode agendar sua consulta e usufruir dos benefícios do seu convênio médico.

E se você ainda não tem um Cartão Redesul,
conheça nossos planos e garanta o seu. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK