O que a cor da menstruação quer dizer

Em especial ao mês das mulheres, trouxemos um assunto muito importante para sua saúde e autoconhecimento: o que a cor da menstruação quer dizer? A menstruação vem deixando de ser um tabu para as sociedades modernas. As mulheres estão quebrando aquele estigma de vergonha do próprio corpo e percebendo o real valor do autoconhecimento.

O que a cor da menstruação quer dizer
O que a cor da menstruação quer dizer
Conheça nossos benefícios
Saber o que a cor da menstruação quer dizer pode salvá-la de condições muito perigosas. A cor do sangue menstrual tem um significado que fala sobre sua saúde e pode variar desde tons mais claros até mais escuros.

É importante saber que existem várias causas que podem produzir uma alteração na cor do seu sangue. Por isso, aconselhamos sempre procurar um especialista antes de bater um martelo de julgamento. 

O sangue pode mudar de cor ao se misturar com outros fluidos corporais, ao entrar em contato com o oxigênio ou por substâncias químicas presentes nos absorventes, por exemplo.

A seguir, vamos revelar o que a cor da menstruação quer dizer. Você vai conhecer melhor as fases do seu ciclo menstrual e entender melhor o funcionamento do seu corpo.

Sangue rosado: 



Se você notar essa cor no início do período menstrual, significa que o sangue está diluído com o corrimento vaginal. 

Se for esportista ou atleta, isso pode servir como explicação para a coloração clara, pois já ficou provado que se exercitar, especialmente correr, pode levar à diminuição da concentração desse hormônio.

Porém, se você notar que o sangue é muito claro durante o ciclo, pode ser um sinal de baixo nível de estrogênios ou algum desequilíbrio hormonal.

Sangue vermelho intenso: 

Indica que seu corpo está funcionando corretamente. No entanto, se notar que o seu período menstrual se estende mais de uma semana com esse tom, você deve consultar uma ginecologista.⠀⠀

Sangue marrom escuro: 


Não tem com o que se preocupar. Esse tom é completamente regular sempre quando está no final da sua menstruação. Trata-se dos últimos resíduos menstruais.

Sangue vermelho alaranjado: 


Essa cor pode ser causada pela mistura do sangue com o corrimento cervical (produzida pelo colo do útero) e pode representar a presença de uma infecção. 

Por isso, observe se essa coloração vem acompanhada de sintomas como coceira ou odor forte e desagradável. Caso isso ocorra, você precisa procurar um médico.


Dentro dos tipos de tonalidades, esses são os mais comuns e, portanto, importantes que você saiba identificar, tanto para sua saúde, como para seu autoconhecimento.

Além de saber o que a cor da menstruação quer dizer, é importante levar em consideração a quantidade, se estamos diante de menstruações intensas e que duram mais de 8 dias, devemos procurar uma ginecologista.

Agora você já sabe o que a cor da menstruação quer dizer, talvez esteja na hora de marcar uma consulta com o ginecologista. 

Para agendar uma consulta com um especialista da nossa rede credenciada, clique aqui.

E se você ainda não tem um Cartão Redesul, conheça nossos planos e garanta o seu. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK