O diagnóstico precoce do câncer de mama está em suas mãos

O Outubro Rosa é uma campanha anual que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No mundo, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. A estimativa, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é que entre 2020 e 2022 sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama. É necessário uma postura atenta da mulher em relação a saúde das mamas. Conhecer o próprio corpo é fundamental para um diagnóstico precoce.

O diagnóstico precoce do câncer de mama está em suas mãos
O diagnóstico precoce do câncer de mama está em suas mãos
Conheça nossos benefícios
Um toque pela vida



Você sabia que o toque e a observação constantes são as melhores formas de obter um diagnóstico precoce do câncer de mama? Essa é a forma mais comum de mulheres identificarem caroços no seio casualmente, como no banho ou na troca de roupa.

Essa estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer e permite que seja implantado o tratamento adequado. Portanto, aumenta-se as chances de cura. Para isso, é fundamental promover o acesso a informações de qualidade, acesso a médicos especialistas e a exames específicos para que o mapeamento seja feito de forma correta.

A orientação é a mulher apalpar as mamas sempre uma vez ao mês, de três a cinco dias após o aparecimento da menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, a recomendação é que ela escolha uma data fixa no mês. Que tal inserir esse olhar atento ao próprio corpo à sua rotina de autocuidado?

Os sintomas que você deve observar

Para realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, é importante que a mulher ao perceber suas mamas em ações rotineiras, fique especialmente atenta aos seguintes sintomas:
-Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
-
Alterações no mamilo (bico do peito)
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
- Saída espontânea (sem forçar) de líquido de um dos mamilos
É importante lembrar que esses sintomas não significam que há um diagnóstico de câncer. Mas, como indicadores, eles demonstram a necessidade de uma consulta médica para avaliação.

Como fazer o autoexame



Agora você que você já sabe da importância do autoexame de mamas para o diagnóstico precoce do câncer de mama, deve estar se perguntando como realizá-lo. 

Esse exame é a primeira precaução, mas é importante que a consulta ao especialista seja feita anualmente, combinado? 

Há várias formas de realizar o exame de mamas: em frente ao espelho, em pé ou deitada. Você pode escolher aquela que te deixa mais à vontade.

Siga as seguintes instruções para o autoexame e tenha um olhar atento para os sintomas que citamos acima:

Em frente ao espelho:

1- Fique de frente para o espelho;

2- Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;

3- Coloque as mãos na cintura fazendo força;

4- Coloque as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

5- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho)

1- Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

2- Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

3- Com a ponta dos dedos e não as unhas, análise devagar sentindo a mama. Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

4- Repita os movimentos na outra mama.

Deitada

1- Coloque uma toalha dobrada debaixo do ombro direito para examinar a mama direita;

2- Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;

3- Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);

4- Depois apalpe as axilas;

5- Inverta o procedimento para a mama esquerda.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

Seja qual for a idade, é fundamental a mulher estar atenta ao próprio corpo para reconhecer suas variações naturais e identificar alterações suspeitas. 

Esse autoconhecimento, em conjunto com visitas regulares ao médico, ajuda no diagnóstico precoce do câncer de mama e de várias outras doenças, aumentando as chances de sucesso de um eventual tratamento. 

Que tal fazer desse olhar atento um novo hábito?
E se você perceber qualquer sintoma ou sinal que possa ser câncer de mama, procure o mais rapidamente o profissional de saúde especialista para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. 

Com o Cartão Redesul você tem acesso a uma rede credenciada com mais de 1000 especialistas nos estados do RS e SC. CLIQUE AQUI para adquirir o seu.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK