A Importância do Esporte no Desenvolvimento Infantil

A prática esportiva na infância é essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, como destacado pelo ex-tenista Gustavo Kuerten e pelo fisioterapeuta Alexandro Vieira. Além de promover o crescimento e a modelação óssea, os esportes ajudam no trabalho em grupo e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Estimule seus filhos a se movimentarem e desfrutarem dos benefícios para o corpo e a saúde emocional.

grupo de cinco crianças brancas jogando bola em um gramado verde com o fundo de arvores.
grupo de cinco crianças brancas jogando bola em um gramado verde com o fundo de arvores.
Conheça nossos benefícios A prática regular de esportes é importante para a saúde física e mental dos seres humanos, e para as crianças pode ser um fator fundamental para o seu desenvolvimento. Vários estudos mostram os benefícios das atividades motoras tanto para o crescimento quanto para o despertar das capacidades cognitivas e sociais. E ninguém melhor do que o tricampeão do Roland Garros, Gustavo Kuerten, para falar sobre os benefícios do esporte, principalmente durante a infância. O ex-tenista número 1 do mundo mantém o projeto Escolinha Guga, que atualmente atende mais de 800 crianças de até 10 anos e de baixa renda no Sul do Brasil.

"A Escolinha Guga tem como objetivo promover a iniciação e o desenvolvimento do tênis para crianças de até 10 anos de idade. Entendo que é nessa faixa etária que reside o maior potencial de desenvolvimento do talento da criança e da aquisição de habilidades motoras, cognitivas e afetivas para a prática deste esporte. Foi assim que aprendi a praticar e gostar de esporte, especialmente do tênis", contou Guga.

Essas palavras são reforçadas pela comunidade médica, como ressalta o fisioterapeuta Alexandro Vieira (CREFITO 127817-F), da clínica Saúde & Vida, de São José. "Os benefícios da prática regular de atividade física na infância são inúmeros. Favorecem o crescimento e a modelação óssea, o que reduz o risco de osteoporose em idades mais avançadas, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas ao trabalho em grupo e ao estudo de estratégias motivacionais", explicou Vieira.

E você tem estimulado a prática esportiva dos seus filhos? Como mencionado pelos profissionais acima, a prática esportiva traz vários benefícios para o desenvolvimento e saúde das crianças. Estimule seu filho a sair, brincar e se movimentar, isso faz bem para o corpo e também para a saúde emocional.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK