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Janeiro Branco: 8 dicas para cuidar da Saúde Mental

Janeiro Branco: 8 dicas para cuidar da Saúde Mental

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A saúde mental é fundamental para o bem-estar, assim como a força física, disposição ou resistência. Mente sã, corpo são. Os transtornos que a mente produz nem sempre estão atrelados a um problema físico, mas muitas vezes impactam também na saúde física.

Esse é um tema recorrente, importante e pertinente para um momento em que muito se fala sobre transtornos mentais. O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E não para por aí. Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. 

Diante desses dados, se faz importante enfatizar a Campanha Janeiro Branco, dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Pensando nisso, separamos uma lista com oito dicas que podem te ajudar a manter a saúde mental em dia. 

 

Dicas para cuidar da Saúde Mental 


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1- Pratique atividades físicas


A sua mente precisa descarregar toda a energia canalizada. A prática de atividades físicas é importante, tanto para a saúde física, quanto para eliminar toxinas, refletir, rever alguns conceitos e prioridades.

Fazer, no mínimo 30 minutos de exercício físico diariamente, ajuda a manter a oxigenação do cérebro em dia. Também favorece a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, que contribui diretamente para a boa saúde mental.

Além disso, um corpo saudável é mais disposto, estimula a motivação, felicidade e até a produtividade.

 

2- Evite álcool e drogas


Substâncias psicoativas aumentam consideravelmente as chances de se desenvolver transtornos mentais. Se você já tiver recebido algum diagnóstico nessa área, o consumo dessas substâncias pode agravar a situação. Sem contar que elas causam problemas degenerativos ao cérebro e portanto, pedem cuidado.

 

3- Durma bem


Descansar é fundamental para o bom funcionamento do organismo, em especial do cérebro. Situações que levam à privação do sono ou a má qualidade desse sono podem favorecer os transtornos e prejudicar a saúde mental.

Alguns especialistas recomendam oito horas diárias de sono. Mas nem todo mundo consegue ou precisa cumprir essa carga horária. O importante é priorizar o sono como um momento fundamental para o relaxamento do corpo e da mente.

Pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite usar celular, computador ou ver televisão. Além disso, cuide para que o ambiente fique bem escuro e silencioso. 

 

4- Cuide da alimentação


A mente saudável precisa de um corpo bem cuidado. Ficar sem se alimentar pode causar fraqueza, fadiga e ainda comprometer órgãos importantes e responsáveis pela manutenção corporal e orgânica. 

Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos. Invista em refeições ricas em alimentos in natura e não se exceda no consumo de doces, gorduras e sal.

 

5- Rotina organizada


Ter uma rotina ajuda muito seu organismo, incluindo sua mente, a viver em equilíbrio. Nosso cérebro se acostuma com as tarefas e responsabilidades quando elas são organizadas, e isso evita estresses desnecessários, como esquecer um compromisso, por exemplo.

A mente consegue relaxar melhor quando você sabe que tem a maioria dos seus afazeres sob controle. Portanto, comece a usar sua agenda e veja como você vai ficar mais descansado, menos preocupado e com boa saúde mental.

 

6- Relacionamentos Saudáveis 


Preservar relacionamentos saudáveis é fundamental para manter a saúde mental. Procure manter próximo pessoas positivas e agradáveis. 

Além disso, desfrutar de um tempo ao lado das pessoas que ama, faz com que a vida tenha sentido e cor. É importante trabalhar e se desenvolver profissionalmente, mas rever amigos e familiares é fundamental para a existência humana.

 

7- Pensamentos positivos


Você pode desenvolver e manter a saúde mental com medidas simples, como:

  • seja grato;

  • pratique o auto elogio todos os dias;

  • não pense em problemas o tempo todo;

  • aprenda a dizer não; 

  • fale dos seus sentimentos com alguém em quem confia;

  • seja gentil consigo mesmo;

  • aceite as mudanças;

  • aprenda a interpretar as críticas;

  • fique atento aos seus pensamentos e

  • aceite que ninguém é feliz o tempo todo.


 

8- Conte com ajuda profissional


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A maioria das pessoas pensa que não precisa de terapia ou que é preciso estar com alguma doença mental para procurar um terapeuta. Esse é um equívoco comum e que precisa ser desmistificado.

É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações. Aceitar as falhas e limitações é o primeiro passo para identificar que algo pode ser melhorado.

 

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