Como melhorar a qualidade do sono

Você sabia que a qualidade do sono está relacionada diretamente a sua qualidade de vida, a sua saúde, no desempenho profissional, no desempenho escolar e na sociedade? São diversos transtornos do sono que afetam a população, mas na maioria das vezes o paciente sente as consequências e não tem consciência de que está doente.

Como melhorar a qualidade do sono
Como melhorar a qualidade do sono
Conheça nossos benefícios
A comemoração em março do Dia Internacional do Sono, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa alertar tanto a área de saúde como a população em geral da sua importância.

O tempo ideal de sono que um adulto deve ter por noite é de em média 8 horas, você tem esse hábito?

E o que acontece quando você dorme? Em simples palavras, o seu corpo e mente descansam. Por isso, é importante ter uma boa qualidade do sono.

Visto que, a qualidade do sono pode ser atrapalhada por diversos fatores como alimentação, rotina, celulares, etc. separamos algumas dicas para te ajudar a ter uma boa noite de descanso, confira:



Para dormir melhor:

1) Antes de dormir desligue os aparelhos eletrônicos como TV e celular. Assistir TV antes de dormir pode condicionar o cérebro a se manter desperto.

2) Pratique sempre um "ritual" antes de dormir, por exemplo: tomar banho quente, escovar os dentes, vestir pijama. Isso já vai te preparar "mentalmente" para o sono.

3) Procure sempre ter uma hora certa para ir para cama.

4) A noite, opte por lanches leves como iogurte ou pipoca. Evite carboidratos pesados.

5) Beba algo quente e livre de cafeína.

6) Mantenha a temperatura agradável.

7) Se você está muito ansioso ou pensando em muitas coisas, procure fazer uma meditação guiada ou escreva sobre seus pensamentos antes de ir para cama.

8) Invista em uma cama confortável.

9) Não durma de estômago vazio.

10) Deixe seu quarto o mais escuro e silencioso possível.

Curiosidade: 



Sabia que mulheres precisam dormir mais que os homens para ter uma boa qualidade de sono?

De acordo com uma pesquisa realizada por Jim Horne, diretor do Centro de Pesquisa do Sono, da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, as mulheres precisam de 20 minutos a mais de descanso pleno do que os homens. 

A razão para isso está no fato de que elas, geralmente, enfrentam uma jornada de trabalho dentro e fora de casa, realizando várias atividades ao mesmo tempo e utilizando mais o cérebro.



Insônia, cansaço excessivo, sonolência diurna e dificuldade em ter uma boa qualidade de sono são alguns dos motivos que levam uma pessoa a buscar um médico do sono. 

Mas, por onde começar? Existem várias especialidades que podem tratar os distúrbios do sono. Geralmente, o primeiro diagnóstico é feito por um clínico geral que encaminha o paciente para um especialista, de acordo com os sintomas apresentados.

Para facilitar a busca por um médico do sono, a Redesul possui uma lista dos médicos credenciados, classificados por cidade, que você poderá acessar clicando aqui.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK