AFINAL, O QUE É TER UMA BOA QUALIDADE DE VIDA?

AFINAL, O QUE É TER UMA BOA QUALIDADE DE VIDA?

Assine e Economize

Como está a sua qualidade de vida?


Vale muito a pena pensar a respeito, olhar para os próprios hábitos e ajustar o que for preciso.


Mas o que está por trás de uma vida com mais qualidade?


Conquistar o emprego perfeito. Realizar os seus sonhos. Ter saúde. Amar e ser amado pelos familiares e amigos. Ser feliz, enfim.


As possibilidades são muitas.


E se é verdade que a verdadeira resposta está dentro de você, também não se pode negar que dicas sempre ajudam nesse objetivo.


É o que você vai ver a partir de agora.


Preparamos um conteúdo que aborda o conceito de qualidade de vida e lista ações para alcançar o equilíbrio e o bem-estar.


Siga acompanhando!




O que é uma boa qualidade de vida?


Qualidade de vida, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é a percepção que cada pessoa tem da sua própria existência, levando em conta seus objetivos, perspectivas, padrões e expectativas.


Dentro desse conceito, também são consideradas diferentes circunstâncias, como questões emocionais, psicológicas, físicas e sociais. 


Ou seja, ela é relativa até certo ponto, ainda que leve em conta aspectos como saúde e alimentação, que são fatores menos subjetivos. 


Para algumas pessoas, correr ao ar livre pode ser o passatempo ideal. Já para outras, o hobby mais interessante talvez seja assistir a um filme com os amigos.


O segredo, na verdade, está no encontro do equilíbrio.


Nada em demasia é saudável, e é sobre isso também que se refere a qualidade de vida.


Qual é a importância de ter uma boa qualidade de vida?


Ter uma boa qualidade de vida é estar mais perto de alcançar a realização em todos os setores da sua existência.


É encarar a sua rotina por meio da implementação de hábitos mais conscientes e saudáveis.


Podemos dizer que ela é o combustível que nos faz seguir adiante.


Quando estamos equilibrados e em harmonia conosco e com aqueles que nos rodeiam, não há nada que possa nos segurar.


Saúde e qualidade de vida andam juntas – se você investir na primeira, certamente, estará mais perto de atingir a segunda.


Quais fatores interferem na qualidade de vida das pessoas?


Diversos fatores contribuem para que uma pessoa tenha uma boa qualidade de vida ou não.


A seguir, comentamos sobre os principais.



Alimentação


“Você é o que come”.


Certamente, essa frase já apareceu alguma vez na sua frente e, mesmo que possa soar repetitiva, ela reproduz a realidade.


Por isso, para ter uma boa qualidade de vida, é preciso realizar, pelo menos, cinco refeições por dia, investir em dietas balanceadas e ricas em nutrientes e gorduras boas, comer bastante frutas, legumes e verduras e beber muita água.


Relações pessoais


O ser humano não nasceu para viver sozinho.


Desde criança, vamos construindo relações. 


Primeiro, com nossos pais e familiares. Depois, com amigos, colegas, professores e assim por diante.


Nesse sentido, criar laços afetivos positivos também é um aspecto importante para a manutenção de uma boa qualidade de vida.


Vida profissional


Impossível não relacionar qualidade de vida com realização profissional. 


Afinal, não tem preço trabalhar com aquilo que se gosta.


Nesse caso, o retorno financeiro é apenas uma consequência do seu empenho e dedicação.


Portanto, se o emprego vai bem, a qualidade de vida acompanha.


Esporte e lazer


Ainda que o trabalho seja um fator importante, ele não é mais ou menos fundamental que qualquer outro.


Mais uma vez, vamos recorrer ao equilíbrio.


É preciso ter momentos de relaxamento e diversão em meio a uma rotina profissional agitada. A prática de esportes e a realização de atividades físicas e relaxantes são aliadas da saúde!


Hábitos saudáveis


Por falar em saúde, certos hábitos aproximam você de uma boa qualidade de vida.


Dormir de seis a oito horas por noite, ser mais positivo, não fumar, evitar consumir café e bebidas alcoólicas em excesso, meditar e fazer check-ups periódicos são alguns exemplos.


 


 


O que é preciso para ter uma boa qualidade de vida?


Para que você fique ainda mais perto de ter uma boa qualidade de vida, reunimos algumas dicas que vão ajudar nessa tarefa. 


Confira!


Qualidade de vida e saúde física




  • Prevenir é melhor que remediar: conheça o seu histórico familiar, suas predisposições genéticas e realize exames de forma periódica para cuidar da sua saúde física.




  • Alimente-se adequadamente: os alimentos são fontes de nutrientes e vitaminas vitais para o nosso organismo. Além disso, ajudam a prevenir e combater diversos problemas de saúde




  • Pratique atividades físicas: o sedentarismo é um dos fatores de risco que colaboram para o surgimento de diversas doenças. Por isso, não fique parado: encontre aquela atividade física que mais lhe dá prazer comece a praticar.




Qualidade de vida e saúde mental




  • Seja mais positivo: uma boa dose de otimismo não vai fazer mal. Acredite mais em você e na sua capacidade de transformar a realidade.




  • Medite: todos nós precisamos de momentos de solitude. Além de serem propícios para a reflexão e a organização de ideias, eles são ótimos para acalmar a mente em meio ao caos do dia a dia




  • Abra-se: ao mesmo tempo que somos nossas melhores companhias, existem situações em que é importante compartilhar. Converse com seus amigos e familiares e pare de guardar coisas só para você.




Qualidade de vida no trabalho




  • Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje: gerencie o seu tempo, elencando uma lista de prioridades a serem cumpridas. Isso vai diminuir um pouco a sua ansiedade e o estresse no trabalho.




  • Invista na sua vocação: trabalhe com o que você ama e deixe um pouco outros aspectos de lado. Estabilidade e altos salários são importantes, mas, sem paixão, serão insuficientes.




 


Construa o melhor ambiente possível: fuja de picuinhas, mantenha-se fiel aos seus princípios, demonstre empatia e seja um exemplo positivo para seus colegas.


 


MAIS POSTAGENS

VER TODOS OS POSTS
OK