A receita médica para ser feliz

Quem nunca parou para pensar e desejou que houvesse alguma receita para ser feliz? Afinal, alcançar a felicidade é sinônimo de uma vida mais saudável e completa. A busca da felicidade é o combustível que move a humanidade mas, essa perseguição incessante de ser feliz acaba aumentando as chances de nos tornarmos mais infelizes.

A receita médica para ser feliz
A receita médica para ser feliz
Conheça nossos benefícios
Quer ser feliz?

A cobrança excessiva por uma vida perfeita e de ser feliz plenamente desencadeia mais frustrações e até mesmo distúrbios mentais. Assim sendo, inicia-se uma busca paralela para se livrar da angústia resultante do desequilíbrio dessa equação da felicidade.

As pessoas recorrem ao uso de álcool, drogas, consumo excessivo, sexo, dinheiro, religião ou poder, como a solução ideal para a criação de uma felicidade ilusória.  Esses são subterfúgios que geram mais angústia, num círculo vicioso.

A Psicoterapeuta Psicodramatista Márcia Pereira, a seguir nos explica melhor sobre essa busca para ser feliz, a fim de que você vai descobrir que a psicoterapia é o caminho mais curto para isso!

Há milênios o homem quer ser feliz


A mais antiga referência ao termo vem de Tales de Mileto (séc.7 a. C). Para ele, ser feliz é ter corpo forte e são, boa sorte e alma formada. Sócrates, por sua vez, postulou que o homem não é apenas corpo, e que a felicidade seria o bem da alma, através da conduta justa e virtuosa. Na época de Kant, a felicidade foi destaque na política e passou a ser “direito do homem”, consignado na Constituição dos EUA de 1787. No século 20, Russel, com sua obra A Conquista da Felicidade, afirma que ser feliz é eliminar o egocentrismo. 

Para mim, ser feliz é uma relação entre o número de realizações e o número de desejos. E são vários os fatores que interferem nessa relação: 

- A quantidade: pouca ou excessiva;

- A qualidade dessas realizações: inadequadas e/ou incompletas;

- O tipo: inexequíveis, ilegais ou amorais;

- O número de desejos: excessivos ou inexistentes.

O ladrão da sua felicidade

Ilustrando: “desejo de ser perfeito”. A maioria das pessoas não se dá conta o quanto isto interfere em sua sensação de bem-estar, querendo fazer sempre e tudo certo. Isso é uma fonte de infelicidade, causando ansiedade, medo, angústia e frustrações.

Por outro lado, alguns quase nada fazem para ser feliz, mantendo uma inércia e inação, seja por falta de clareza do seu projeto de vida ou por não reconhecer recursos internos para tal. Resultado: desânimo, tristeza e falta de sentido na vida.

Ainda há os que fazem demais e nunca estão satisfeitos. Inúmeras vezes ocupados com atividades de que não gostam, transformadas em obrigações, fonte de enorme irritação ou agressividade.

Então, o que fazer para ser feliz?

A solução está em rever os desejos e as ações. Conhecer os desejos e priorizá-los de acordo os com valores pessoais, familiares e sociais, questionar até que ponto será fonte de realização, se vêm ao encontro de quem somos e do que somos capazes, se contemplam os limites e se constituem, de fato, o projeto de vida.

Igualmente importante é rever as ações:

- Quais são seus limites éticos;

- O quanto respeitam os desejos, o corpo e seus limites;

- O quanto estão aquém ou além de potencialidade do sujeito.

É importante lembrar que toda essa análise e seu contexto não precisa ser solitária.

Você pode recorrer à ajuda profissional tornando-a viável, mais rápida e eficaz. E este profissional é um Psicoterapeuta. Parceiro nessa trajetória, munido de técnicas e teorias para ação e reflexão, experiências e  capacidade para estabelecer vínculos e acolhimento, ele ajudará VOCÊ a tornar suas ações e desejos adequados à sua individualidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a busca da felicidade, percebeu que você não precisa ter sucesso para ser feliz e sim ser feliz para ter sucesso? Então, se você quer ser feliz, pense bem. Faça Psicoterapia. 

Esse é o caminho mais curto para isso! É um atendimento para todas as idades e pode ser indicada para diversas situações, graças às suas características amplas de entendimento do comportamento e do sentimento humano. 

A Msc. Márcia Pereira que colaborou com sua opinião sobre o assunto, atende pela LOCUS Psicodrama e é parceira do Cartão Redesul em Florianópolis/SC. Você pode agendar sua consulta e usufruir dos benefícios do seu convênio médico.E se você ainda não tem um Cartão Redesul, conheça nossos planos e garanta o seu. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco.

  










COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK