A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL E COMO MANTÊ-LA EM DIA

Ter a saúde mental em dia é ter inteligência emocional, evitar ou amenizar sintomas de ansiedade e outras doenças. Ou seja, é ter a capacidade de administrar com sabedoria seus sentimentos. E não se engane que estar com a saúde mental em dia é ser feliz e só ter pensamentos positivos. Os problemas e pensamentos negativos fazem parte da vida e são quase inevitáveis.

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL E COMO MANTÊ-LA EM DIA
A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL E COMO MANTÊ-LA EM DIA
Conheça nossos benefícios

Ter uma saúde mental em harmonia facilita nossa interação com as pessoas. Além do mais, ajuda em nosso processo de autoconhecimento e amadurecimento.


Ter a saúde mental em dia é ter inteligência emocional, evitar ou amenizar sintomas de ansiedade e outras doenças. Ou seja, é ter a capacidade de administrar com sabedoria seus sentimentos.


E não se engane que estar com a saúde mental em dia é ser feliz e só ter pensamentos positivos. Os problemas e pensamentos negativos fazem parte da vida e são quase inevitáveis.


Por isso, é preciso administrar bem tudo que sentimos e percebemos ao nosso redor. Ter uma saúde mental afetada e em desequilíbrio nos torna mais suscetíveis a:




  • Brigas;




  • Acessos de raiva;




  • Tristeza




  • Desenvolver ansiedade;




  • Desenvolver depressão ou outras doenças;




  • Desarmonia com as pessoas. 




Agora que você já sabe qual a importância da saúde mental para sua vida, conheça algumas dicas que separamos para você. Confira!


1. FALE SOBRE SEUS SENTIMENTOS


Falar sobre seus sentimentos pode ajudá-lo a manter uma boa saúde mental e a lidar com os momentos em que se sentir perturbado.


2. PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE


O exercício físico regular pode aumentar sua autoestima e ajudá-lo a se concentrar, dormir e se sentir melhor. O exercício mantém o cérebro e outros órgãos vitais saudáveis e ajuda na produção dos hormônios da felicidade, que promovem a boa saúde mental.


3. ALIMENTE-SE BEM


Seu cérebro precisa de uma mistura de nutrientes para se manter saudável e funcionar bem, assim como os outros órgãos do corpo. Uma dieta que é boa para sua saúde física também é boa para sua saúde mental.


4. PEÇA AJUDA


Nenhum de nós é um super-herói. Todos nós às vezes podemos ficar cansados ??ou tristes em algum momento da vida. Não tenha vergonha de pedir ajuda.


5. FAÇA ALGO DE QUE GOSTE


Leia um bom livro, saia com os amigos e familiares, assista a um filme legal, dê um passeio, ouça as músicas que você gosta, tome um banho relaxante ou brinque com seu pet. Divertir-se pode ajudar a vencer o estresse e aumentar a autoestima.


6. FAÇA UMA PAUSA


Uma mudança de cenário ou de ritmo é boa para a sua saúde mental. Pode ser uma pausa de cinco minutos na limpeza da cozinha, uma pausa de meia hora para o almoço no trabalho ou um fim de semana explorando um lugar novo. Alguns minutos podem ser suficientes para desestressá-lo.


7. ACEITE-SE!


Somos todos diferentes. É muito mais saudável aceitar que você é único do que desejar ser mais parecido com outra pessoa. Sentir-se bem consigo mesmo aumenta sua confiança para aprender novas habilidades, visitar novos lugares e fazer novos amigos. Uma boa autoestima o ajuda a lidar com as dificuldades da vida.


8. SEJA MAIS FLEXÍVEL NA JORNADA DE TRABALHO


Uma iniciativa da instituição Wellcome Trust realizou dez pesquisas globais para entender a relação entre a jornada de trabalho e a saúde mental dos funcionários.


Com isso, constataram que um trabalho flexível pode reduzir o conflito entre a vida profissional e a pessoal, evitando que isso seja uma fonte de estresse, depressão e ansiedade. Ter mais autonomia em sua função também está associado a menores índices de ansiedade e depressão.


Além disso, os estudos mostraram que interromper as atividades sentadas, realizando, por exemplo, alguns movimentos esporadicamente ou reuniões em pé, pode reduzir em 10% os sintomas de depressão e 15% os sintomas de ansiedade.


 


Dicas extras para manter sua saúde mental em dia:




  • Procure ajuda profissional, se necessário




  • Fortaleça suas relações




  • Treine seu cérebro para pensar de maneira positiva




  • Ajude os outros




  • Durma bem




  • Desenvolva habilidades de enfrentamento




PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


Se você está tendo pensamentos suicidas, precisa de informações sobre o assunto ou conhece alguém que possivelmente precisa de ajuda, procure o Centro de Valorização da Vida, no número 188 (disponível 24h por telefone).


 


Para visualizar mais dicas e conselhos úteis sobre como melhorar sua saúde mental e física no dia a dia, acompanhe nosso Instagram.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK