5 formas de baixar a febre sem medicamento

5 formas de baixar a febre sem medicamento

Assine e Economize
Você sabia que a febre é um sintoma e não uma doença? A temperatura elevada do corpo nada mais que um reajuste no hipotálamo. 

No entanto, ao notar um estado febril, muitas pessoas cometem o erro de se automedicarem. Isso pode mascarar os sintomas e atrapalhar no diagnóstico do médico.

Portanto, ainda que você consiga baixar a febre sem medicamentos, o ideal é ir até o médico para verificar se está tudo bem. Principalmente, se surgirem outros sintomas junto dela.

Descubra 5 formas de baixar a febre sem medicamento neste artigo!



1) Faça compressas frias:

Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação.

Caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, não faça as compressas, pois elas podem piorar seu estado.

2) Alimente-se adequadamente:

Para cada elevação de 1℃ na temperatura corporal, o consumo de energia é 12% maior que o habitual. 

Portanto, alimente-se adequadamente. Faça uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão, para que o organismo não queime muita energia tentando digerir a comida.

3) Permaneça em repouso:

A febre também acelera os batimentos cardíacos, o que provoca maior gasto de energia. Por isso, é importante repousar e evitar sobrecarregar o organismo com atividades físicas. Isso não significa que a pessoa precise passar o dia deitada. Basta não se esforçar em excesso e descansar o máximo que conseguir.

4) Tomar um banho morno:

Essa é uma velha dica para baixar a febre, mas também é válida. Porém evite a água gelada. Embora ela realmente ajude a diminuir a temperatura, ela aumenta a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Portanto, o ideal é deixar a água morna ou levemente fria.

5) Beba bastante água:

Além de hidratar o corpo, que costuma perder água durante a febre, o líquido auxilia na regulação térmica do organismo.



Agora que você já sabe que é possível baixar a febre sem medicamento, é só anotar essas dicas para não esquecer. Mas, lembre-se se os sintomas persistirem procure um médico.


Para agendar uma consulta com um especialista da nossa rede credenciada, clique aqui.

E se você ainda não tem um Cartão Redesul, conheça nossos planos e garanta o seu. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco.
  • #baixarafebre
  • #curarafebresemedicamento
  • #automedicação

MAIS POSTAGENS

VER TODOS OS POSTS
OK