3 perguntas para te ajudar a controlar a compulsão por compras

3 perguntas para te ajudar a controlar a compulsão por compras

Assine e Economize

A compulsão por compras é considerada uma doença, chamada oniomania. Esse transtorno é quando a pessoa não resiste a pressão da compra, o que a leva a ter prejuízos financeiros e a se sentir culpada.

Em resumo, controlar gastos financeiros está diretamente relacionado com a sua saúde mental e vice-versa, sabia disso? Quando nos deixamos levar por nossas emoções, o resultado nunca é positivo e quando se trata de dinheiro, é a mesma coisa. 

Quem tem compulsão por compras vê nessas compras uma forma de satisfação para suprir outras carências, angústias e para diminuir o desconforto físico e psicológico. Para ele, o que excita é a ação, e não o objeto adquirido. Mas então como frear esse transtorno? Continue lendo para descobrir:


 




A relação entre dinheiro e saúde emocional

Ter dinheiro sobrando te dá ansiedade excessiva para gastar? Fica com consciência pesada quando chega o fim do mês, ou às vezes antes disso, e você se vê sem dinheiro? Não estar dando conta dos boletos e despesas têm provocado estresse e desânimo?

Não há dúvidas que a compulsão por compras pode bagunçar a vida e a cabeça das pessoas. Mas, por que isso acontece? Você já parou para pensar nisso?

Reconhecer seus gatilhos emocionais é fundamental para aprender a controlar gastos financeiros e ser mais feliz. Confira 5 passos para te ajudar a chegar lá e evitar que sua saúde financeira interfira na sua saúde mental e vice-versa:

1- Comece a estudar sobre finanças

2- Organização financeira

3- Estabeleça metas e limites

4- Evite compras por impulso

5- Procure ajuda


 



 


3 Perguntas para se fazer antes de comprar algo novo

Se você responder “sim” às três perguntas e seu planejamento financeiro prevê uma decisão desse tipo, pode comprar sem culpa! Mas, se responder “não” a uma ou mais, talvez seja o caso de segurar o impulso, afinal, uma compra não programada pode fazer diferença no fim do mês. 

1- Preciso mesmo disso?

2- Posso investir nisso agora

3- Daqui a 3 meses essa compra ainda fará sentido?

Se você se encontra nesse transtorno, saiba que com uma pequena mudança de hábitos, é possível deixar mais racionais os seus gastos e evitar apertos por decisões impensadas.

Sendo assim, você pode, por exemplo, reservar um dia por semana para se dar aquele mimo ou uma refeição especial - e segurar os gastos nos outros dias. Você decide o que e como mudar, dentro da sua realidade.

Afinal, melhor do que lidar com boletos imprevistos é se organizar e conquistar algo que você queira de verdade, né? Comente citando algo que você amou comprar depois de ter se programado.


E agora? Espero que com esse artigo você tenha percebido como nossa saúde mental está ligada à compulsão por compras..

A falta de dinheiro e outros problemas financeiros causam ansiedade, desânimo e depressão. Por outro lado, quando temos uma vida financeira estável, as chances de nos sentirmos em paz são grandes.

Portanto, comece agora. Comece já a cuidar melhor de si e do seu dinheiro! Você merece ter uma excelente saúde mental e financeira!

E lembre-se, a ajuda de um profissional é sempre recomendável. Na Redesul, você tem acesso a consultas com psicólogos disponíveis nos estados do RS e SC. CLIQUE AQUI para encontrar o mais próximo de você.

  • #saúdefinanceira
  • #compulsãoporcompras
  • #oniomania
  • #saúdemental

MAIS POSTAGENS

VER TODOS OS POSTS
OK